domingo, 25 de dezembro de 2011

A Presença Indígena do Vale do Jequitinhonha


Influenciado pelo Conde de Linhares, que tinha como interesse particular o controle da navegação dos rios da região, e por achar que o Rio Jequitinhonha era um Rio diamantífero, a Coroa Portuguesa, no intuito de garantir para si o direito sob as riquezas, manda guarnecê-lo contra os possíveis contrabandistas.

Em 1811, o Alferes Gaúcho Julião Fernandes Leão, comandando a Sétima Divisão Militar, abriu caminho na mata, partindo da região de Araçuaí, inicia a marcha para as matas do Jequitinhonha.

“O Comandante chegou à região acompanhado de sessenta soldados e alguns índios (Maxacali) destribalizados, quem tinham a função de interprete ou línguas para os primeiros contatos com os índios da mata.” Além de carpinteiros, ferreiros, pedreiros, as mulheres dos soldados e algumas prostitutas encontradas nos povoados onde passavam. (MORENO, 2001, 65).

Os quarteis foram construídos principalmente em locais de cachoeiras, onde a navegação era impedida e aconteciam os principais ataques dos índios. Para tanto, foram criadas as fortificações militares de São Miguel (atual Jequitinhonha), São João do Vigia – em 1811 (atual Almenara), do Salto Grande – em 1813 (atual Salto da Divisa) e da Água Branca (atual Joaíma).

“O primeiro contato de Julião Fernandes com os Boruns (índios Botocudos que habitavam a região) só aconteceu depois de onze meses da sua chegada à região, eles apareceram em grande número, todos nus e armados de arco e flechas, do outro lado do Rio. A partir desse encontro, as relações entre eles foram se estreitando, e os índios acabaram sendo adaptados às maneiras dos brancos, e, aos poucos sendo destribalizados”. (MORENO, 2001, 87).

O forte de São Miguel, fundado em 29 de setembro de 1811, possuía em 1890, uma população de 4.060 habitantes.

“Em 1831, a lei que acaba com a guerra, coloca o índio como órfão, e, em 1834, ele foi colocado como tutelado”. (MORENO, 2001, 113).

OS INDIOS BORUN

Segundo Cézar Moreno, “O termo Botocudo é genérico, tem conotação pejorativa e discriminatória, um apelido ofensivo, dado aos Aimorés pelos portugueses, por conta dos enfeites, redondos de madeira que esses índios usavam para adornar os lábios e orelhas, chamados por eles de “imatós”, que se assemelhavam ás rolhas portuguesas.” (MORENO, 2001, 79).

Os Botocudos se autodenominavam Borun, que significa homem verdadeiro, “os Boruns tinham uma estatura média, eram morenos, de cor bronzeada, e raspavam as sobrancelhas e os cabelos ao redor da cabeça, deixando, no alto, uma espécie de penacho. Pintavam o corpo de preto e vermelho, com tintas extraídas das plantas da mata: urucum (vermelho e amarelo), jenipapo (cor negra), e capixaba (cor violeta). Quando os portugueses os viram pela primeira vez no meio da mata, os chamaram de demônios negros.” (MORENO, 2001, 81). Acredita-se que os Buruns pintavam o corpo para afugentar os mosquitos, já que a floresta era cheia deles.

Wied descreveu assim os Boruns: “tem bela composição, sendo mais belos que os das outras tribos. Estatura mediana, sendo alguns de grande porte, são fortes, largos de peito, espadaúdos, mas sempre bem proporcionados. Maçãs de rosto grande. Lábios e nariz de ordinários grossos; olhos na sua maioria pequenos. A cor é bruno avermelhada, havendo indivíduos bastante claros. Os cabelos são fortes, pretos como carvão, duros e lisos”. (MORENO, 2001, 83).

Gandavo descreve assim os Botocudos: “esses aimorés sam mais alvos e de maior estatura que os outros índios da terra (...). Vivem todos entre o mato como brutos animaes, sem terem povoações, nem casas em que se recolham”. (MORENO, 2001, 84).

Existiam também outras nações indígenas dentro da mata, porém, eram menores e viviam em constante guerra com os Boruns. Entre elas, destacam-se os Macuni, Maxacali e Panhame. Ainda hoje os índios Maxacalis habitam a região, aldeados na cidade de Bertópolis e Santa Helena de Minas.

FONTE: A “Guerra Justa” Contra os Índios – César Moreno (Canoa das Letras) O Vale e a Vida – História do Jequitinhonha, 2001.

Um comentário:

  1. The Tinted Men\'s Wedding Band (Tinted Men\'s) at The Tinted Men\'s
    We've ion titanium hair color put together a beautiful wedding band of Tinted Men\'s for titanium mens rings you apple watch series 6 titanium in infiniti pro rainbow titanium flat iron our wedding planner at The Tinted cobalt vs titanium drill bits Men\'s.

    ResponderExcluir